web space | free hosting | Business Web Hosting | Free Website Submission | shopping cart | php hosting

Dietrich "Dieter" Hrabak

Dietrich Hrabak nasceu em Groß-Deuben no dia 19 de dezembro de 1914. Hrabak mostrou um interesse pela aviação desde cedo, mas ironicamente alistou-se na marinha alemã em 1934. Porém dois anos depois, ele estava transferindo-se para a Luftwaffe onde qualificou-se como piloto.  Em 1938, depois da anexação austríaca, Hrabak foi transferido para o Jagdgruppe I/JG 138 em Viena. Esta unidade seria rebatizada posteriormente como I./JG 76 durante a campanha polonesa, e no dia 6 de abril de 1940 passou a se chamar  II./JG54.  Durante a campanha polonesa, Hrabak foi abatido em sua primeira missão, contudo conseguiu realizar um pouso forçado. No dia 13 de maio de 1940, reivindicou sua primeira vitória, um Potez 63 (um caça bimotor que era surpreendentemente maneável com pesada potência de fogo). 

Durante a Batalha da Inglaterra, Hrabak tornou-se fundador do JG 54, que como outros três Gruppen foram reunidos para formar o novo Geschwader . Tornou-se Kommodore do II. /JG 54 no dia 26 de agosto de 1940, durante o auge da batalha, sendo também promovido a Hauptmann, Dietrich Hrabak foi condecorado com a Cruz de Cavaleiro no dia 13 de maio de 1940 por suas primeiras 16 vitórias . 

Hrabak demonstrou competencia como Kommodore como JG 54, servindo também nos Bálcãs e finalmente nas estepes da Rússia. No dia 1 de novembro de 1942, ele deixou o comando do JG 54 tornando-se Kommodore do JG 52, que havia sido transferida para o setor sul da frente Russa. Hrabak deixou sua marca como um dos "experten" de caça da Luftwaffe, ajudando a elevar o escore do  JG 52 à contagem mais alta dentre os Geschwader, com mais de 10 mil vitórias! 

Dietrich Hrabak era famoso para dizer: "Se você volta de uma missão com uma vitória, mas sem seu Rottenflieger (Ala), você perdeu sua batalha". E um piloto que sempre levou isto a sério era Erich Hartmann  (o piloto de caça com maior número de vitórias de todos os tempos com 352 vitórias confirmadas). Durante o curso de sua carreira, Hartmann, nunca perdeu um ala. 

No dia 25 de novembro de 1943, Oberstleutnant Dietrich Hrabak se tornou o 337º soldado a ser premiado o Oakleaves (Cruz de Cavaleiro com Folhas de Carvalho), por causa de sua vitória 118. No dia 20 de setembro de 1944, Hrabak obteve a última das suas 125 vitórias. 

No dia 1 de outubro, 1944 Hrabak voltou ao Geschwader que ele tinha ajudado a fundar, JG 54, onde ficou como Kommodore até o armistício. 

Ao todo, Dietrich Hrabak voou mais de mil missões que resultaram em 125 vitórias.  Hrabak faleceu na Alemanha 1997.