web space | website hosting | Business Hosting | Free Website Submission | shopping cart | php hosting

Erich Rudorffer

Focke-Wulf Fw 190 A-6

O Fw-190 pilotado por Erich Rudorffer, Apunhale II. /JG 54, Immola, Finlândia, Junho, 1944.

 

Erich Rudorffer nasceu no dia 1 de novembro de 1917, na cidade de Zwickau na Saxônia. Uniu-se à Luftwaffe em janeiro de 1940 e foi designado para o     I/JG 2 ' Richthofen' com o posto de Oberfeldwebel. 

 

Rudorffer marcou a primeira de muitas vitórias sobre um Hawk 75 francês no dia 14 de maio de 1940. Tendo alcançado a marca de nove vitórias antes do final da Batalha de França. Era um novato com pouco jeito, mas estava ganhando valiosa experiência que provaria ser necessária para sobreviver e ter sucesso nos combates aéreos. 

 

Ao contrário da convicção popular, a maioria do Jagdflieger não eram assassinos sedentos de sangue .  Rudorffer recordou um incidente em agosto de 1940 quando escoltou um Hurricane danificado na travessia do Canal; O ditching (amerrissagem na água) no Canal Inglês era motivo de apreensão para pilotos de ambos os lados. Como o destino freqüentemente nos prega peças , Rudorffer viu os papéis se  inverteram duas semanas depois, quando ele foi  escoltado por um caça da RAF após ser danificado em combate. Talvez a história do Bf 109 que auxiliou o Hurricane tenha circulado pela RAF. 

 

Em 1 de maio, 1941 Rudorffer alcançou a marca de 19 vitórias, que o levou a ser condecorado com a Cruz de Ferro. Em 1942 de novembro, o JG 2 foi transferido para Tunísia onde ele foi promovido a Kommodore do II/JG 2. 

 

Foi na  Norte da África que Rudorffer mostrou sua tendência para missões de múltiplas-vitória. Em  9 de Fevereiro de 1943 ele abateu oito aeronaves britânicas em 32 minutos e sete aeronaves mais em 20 minutos seis dias depois. Após marcar um total de 26 vitórias na Tunísia, Rudorffer voltou à Frente de Canal em abril de 1943. 

 

Com certeza estavam enredados os destinos do Grunherz Geschwader  (II/JG54) e de Rudorffer, pois em junho de 1943, quando lhe fora determinada a tarefa de formar o IV/JG 54 perto de Konigsberg. Porém, Rudorffer foi requisitado para a Frente Oriental para assumir comando de II/JG 54 depois que o Kommodore, o Hauptmann Heinrich Jung, não voltou de uma missão no dia 30 de julho de 1943. 

 

Uma vez na Frente Oriental, os grandes dias de Rudorffer estavam de volta. Em 24 de agosto de 1943 ele abateu cinco aeronaves russas na primeira missão do dia e mais três vitórias na segunda missão. Ele abateu outras sete aeronaves em sete minutos no dia 11 de outubro, mas seu melhor desempenho ocorreu no dia 6 de novembro quando em apenas 17 minutos, 13 aeronaves russas foram abatidas ! Só Emil ' Bully' Lang, outro Grunherzflieger, e Hans-Joachim Marseille rivalizam o domínio de Rudorffer em vitórias múltiplas. 

 

Rudorffer focou conhecido pelos pilotos russos como o  “O  caçador de Libau”. Voltando de uma missão no dia 28 de outubro de 1944 e aproximando-se para o pouso, ele identificou uma formação enorme de Il-2 ' Sturmoviks'. Abortou o pouso rapidamente e moveu-se para engajar a formação inimiga. Em menos de dez minutos, foram abatidos nove dos aviões russos, que eram aeronaves fortemente blindadas, enquanto os demais fugiam em pânico.  Para completar seu dia ele abateu dois russos adicionais numa missão ao final da tarde. 

 

Por suas façanhas, Rudorffer foi condecorado Oakleaves (Cruz de Ferro com Folhas de Carvalho) no dia 11 de abril de 1944, coincidindo com sua 113ª vitória. Mais tarde ele receberia as Espadas (adicionadas à Oakleaves), em 26 de janeiro de 1945 por sua 210ª vitória . 

 

Os Corações Verdes (II/JG54) e Rudorffer separaram-se em fevereiro de 1945, quando ele foi transferido para o II/JG7, unidade equipada com o      Me-262 . Ele se tornou um dos primeiros ases de caça a jato do mundo marcando 12 vitórias nesta aeronave revolucionária. 

 

No total , Erich Rudorffer obteve 222 vitórias, colocando-se em 7º na lista de ases da Luftwaffe. Esta contagem não veio sem um custo: Rudorffer voou mais de mil missões, nunca saiu de licença, foi derrubado 16 vezes, e atingido mais  9 vezes!   Ele sobreviveu à guerra, e continuou sua carreira  aeronáutica tornando-se membro da Agência Alemã de Aviação.