web space | website hosting | Web Hosting | Free Website Submission | shopping cart | php hosting

Os ataques com as bombas Grand Slam

Tendo conhecimento que suas maiores bombas causavam pouco efeito nas enormes estruturas de concreto que os alemães haviam construído para proteger seus U-boats e seus foguetes, e que também outros tipo de estruturas não eram afetadas por bombas convencionais, a RAF desenvolveu um tipo de bomba, com 22 mil libras de peso, denominada Grand Slam.

Os viadutos ferroviários, 14 de Março de 1945

Bielefeld viaduct after the earthquake effect of the Grand Slam bomb

 

 

 

 

 

32 Lancasters e 1 Mosquito do Grupo Nº 5 Group, além de 4 Mosquitos equipados com o Oboe do Grupo Nº 8, atacaram os viadutos de Bielefeld e Arnsberg. 28 Lancasters lançaram as bombas Tallboy e o Lancaster do Esquadrão Nº 617 comandado pelo Squadron Leader Calder lançou a primeira bomba de 22 mil libras, denominada Grand Slam contra o viaduto de Bielefeld. O viaduto de Arnsberg, foi alvo do Esquadrão Nº 9, mas acabou não sendo atingido. O viaduto de Bielefeld acabou colapsando-se em mais de 30 metros, sendo que neste ataque não houve perda de aeronaves alguma.

Farge, 27 de Março de 1945

115 Lancasters do Grupo Nº 5 atacaram simultameamente um grande depósito de combustível (95 aeronaves) e um abrigo de U-boats (20 aeronaves do Esquadrão Nº 617), neste pequeno porto localizado no Rio Wesser ao norte de Bremen. Ambos os ataques foram bem sucedidos. Não conseguiu-se observar os resultados do ataque ao depósito de combustíveis, porque as bombas foram lançadas com espoletas de retardo, de modo que a fumaça das explosões não obstruíssem a visão do alvo. O abrigo de U-boats era um alvo de muito interesse, sendo uma estrutura com um teto de 23 pés de concreto. Estava quase pronto para ser utilizado, quando duas bombas Grand Slams obtiveram um impacto The inside of the U-boat pens at Farge, showing the penetration achieved by the 'Grand Slam' bombs through the 23 feet of concrete that formed the pen roof.direto, perfurando-o, e tornando o abrigo inutilizável. Nenhuma aeronave foi perdida no ataque.