web space | website hosting | Business Hosting Services | Free Website Submission | shopping cart | php hosting

Hamburg, 28 de Julho de 1943

Hamburgo sempre um alvo que interessou ao Comando de Bombardeio, por sua famosa indústria naval e porto, onde foi construído o  encouraçado Bismarck, agora no fundo do Hamburg as seen from 18,000 ft on the night of 30 January 1943, one of the earlier raids on the city. A second Lancaster can be seen against the fires, searchlights and flak from the heavy defences.Atlântico Norte bem como pelos 200 U-Boats também lá construídos.

Pela primeira vez, a Oitava Força Aérea dos Estados Unidos foi convidada para juntar-se ao Comando de Bombardeio da RAF, para participar da batalha. As Fortalezas Voadoras realizariam, em dois dias seguidos, 252 missões à luz do dia, enquanto que os bombardeiros da RAF atacariam a cidade em quatro oportunidades, como sempre naquela época da guerra, à noite.

Os alvos dos americanos foram todos industriais, incluindo o estaleiro dos U-Boats, mas eles encontraram alguma dificuldade, principalmente porque a fumaça, por causa dos ataques anteriores da RAF, cobria o alvo. Os americanos desistiram de atacar Hamburgo e evitariam dali para frente, atacar alvos imediatamente após ataques da RAF.

American 500 lb bombs drop onto Hamburg during the first of the 8th Air Force daylight raidsSir Arthur Harris, direcionou quatro ataques grandes contra Hamburgo, num espaço de apenas 10 noites, operação denominada Gommorah. O mais famoso destes ataques foi o realizado na noite do dia 27 de julho de 1943, com o emprego de  787 aeronaves – 353 Lancastres (11 perdidos), 244 Halifaxes (4 perdidos), 116 Stirlings          (1 perdido) e 74 Wellingtons (1 perdido) e uma taxa de perda de apenas 2,2%. Interessante que neste dia, o comandante dos bombardeiros americanos, General Anderson, voou num dos Lancaster para observar o ataque.

 

Neste ataque, os Pathfinders, todos utilizando o equipamento H2S, marcaram o alvo com duas milhas de erro do local previsto (o centro da cidade), mas a marcação estava tão bem concentrada, e o lançamento das bombas foi ligeiramente errado, que o resultado acabou sendo ótimo. Os 729 bombardeiros lançaram um total de 2.326 toneladas de bombas.

Esta foi a noite da Tempestade de Fogo, que começou com uma diferente e não esperada cadeia de eventos. A temperatura daquele dia estava particularmente elevada (30°C às 18:00 horas, início do ataque) e a umidade estava muito baixa (30%, para um normal entre 40-50, para aquela época do ano). Não tinha chovido há algum tempo, e tudo estava muito seco. A concentração das bombas causou um grande número de incêndios nos densamente povoados distritos de classe trabalhadora de Hammerbrook, Hamm e Borgfeld.

The city was severely damaged throughout, the firestorm that raged burned out most of the buildings across many areasA maioria dos veículos dos bombeiros estavam operando no lado oeste da cidade, apagando os incêndios causados pelos ataques de três noites anteriores, e apenas alguns veículos conseguiram cruzar a cidade através das ruas repletas de escombros. Na metade do ataque, os incêndios ainda isolados em Hammerbrook, começaram a se juntar e a competir entre si por oxigênio. De repente, toda a área tornou-se um grande único incêndio com o ar sendo sugado para dentro dele, com força de uma tempestade. O bombardeio continuou por mais 30 minutos, espalhando a tempestade gradualmente em direção a leste. Estima-se que cerca de 600 bombas foram lançadas numa área de apenas 3 km x 1,5 km. A tempestade de fogo durou três horas, só acabando quando já não havia mais nada para ser consumido.

A área queimada era praticamente só residências. Cerca de 16 mil prédios foram destruídos. Poucos sobreviveram e aproximadamente 40 mil pessoas morreram, principalmente intoxicadas por monóxido de carbono, quando todo o ar foi sugado para fora de seus abrigos anti-aéreos. Imediatamente após o ataque, aproximadamente 1,2 milhões de pessoas abandonaram a cidade, com medo de um novo ataque.

Aeronaves britânicas que participaram do ataque

Lancaster

Halifax

Stirling

Wellington