web space | free website | Web Hosting | Free Website Submission | shopping cart | php hosting

Le Creusot, 17 de Outubro de 1942

Este famoso ataque foi realizado contra a indústria Schneider em Le Creusot, situada a mais de 300 milhas dentro da França. A fábrica era a equivalente francesa da Krupps e produzia armamento pesado, motores ferroviários e acreditava-se também, tanques e veículos blindados. As oficinas principais ficavam situadas num dos lados da fábrica, e as indústrias Schneider haviam recebido alta prioridade por parte do Comando de Bombardeio, mas só deveriam ser atacadas em condições meteorológicas favorávies. Harris então decidiu por um ataque diurno, a baixa altura, apesar dos problemas encontrados no ataque contra Augsburg realizado seis meses antes, quando 7 dos 12 Lancasters enviados foram abatidos. A missão foi confiada ao Air Vice-Marshal Coryton, comandante do Grupo Nº 5 e por isso seus 9 esquadrões de Lancasters começaram a praticar vôos razantes sobre a Inglaterra.

Low and fast across France, two Lancasters of 97 Squadron en-route to Le Creusot. The nearest aircraft is R5497, OF-Z, flown by F/O J R Brunt

 

Após receberem um relatório meteorológico favorável, 94 Lancasters prepararam-se para a missão a ser realizada na tarde do dia 17 de outubro de 1943. A força era liderada pelo Wing Commander L. C. Slee do Esquadrão       Nº 49.  Dessas aeronaves, 88 bombardeariam a fábrica e 6 atacariam uma estação elétrica que fornecia energia para a fábrica. Os Lancasters voaram em formação solta sobre o mar, e cruzaram a costa francesa entre La Rochelle e St. Nazaire, sem escolta. Voaram sobre a França por 300 milhas no topo das árvores, sem que nenhum caça alemão aparecesse. O maior perigo foram os pássaros, pois 4 aeronaves foram atingidas e 2 homens ficaram feridos com o choque das mesmas.

 

47 Lancasters of the attacking force of 88 over Mon Richard on the way to Le Creusot

The Breuil steelworks at Le Creusot after the raid, showing damage to the steel manufacturing plant, sheet and bar mills, and wharehousing

Após uma brilhante navegação do Piloto Officer A.S. Grant, que estava na aeronave do líder, a força chegou a seu último ponto de contato próximo a Nevers, quando então ganhou altura. Não havia praticamente anti-aéra no alvo e o bombardeio aconteceu sob condições ótimas, com céu claro e a altitude entre 2.500 e 7.500 pés. Cerca de 140 toneladas de bombas foram lançadas e os Lancasters retornaram para casa sob a segurança da noite. Apenas uma aeronave foi perdida, um bombardeio do Esquadrão Nº 61, que atacou a estação elétrica tão baixo que acabou chocando-se contra o prédio.

The processing works and locomotive machine shops at Le Creusot showing heavy damage

Embora o relatório da missão acusasse sucesso, reconhecimento fotográfico posterior mostrou que algumas bombas caíram antes do alvo, atingindo residências dos trabalhadores. Muitas bombas atingiram o alvo, mas os danos foram poucos. Não foi possível obter informações de mortes de civis franceses.