web space | free website | Business Hosting Services | Free Website Submission | shopping cart | php hosting


Free Web Hosting - Watch Free Movies Online - Watch Free TV Online - Free Web Pages

Find the cheapest Local Gas Prices and Gas Stations in your neighborhood and surrounding area.

O Yak-9D

    O Yak-9 voou pela primeira vez em 1942 e ao final daquele ano já suplantava os Yak-1 e Yak-7 como principal caça da Rússia, sendo o mais produzido ao final da guerra. A versão 9D era de um " caça de longo alcance", com um raio de ação de 840 milhas (apenas como comparação, o caça americano P-51 podia variar até 2 000 milhas com tanques subalares).

    Do mesmo modo que outros caças soviéticos, os Yak-9 são menosprezados freqüentemente pela imensamente literatura Ocidental, mas na realidade era um adversário muito difícil para os Me-109G, caça alemão contra o qual mais freqüentemente combateu, e em igualdade de condições, poderia-se dizer que ele era melhor. Projetado para voar nas frígidas e adversas condições encontradas na frente russa, assim como muitos produtos bélicos soviéticos, o Yak caracterizava-se pela manutenção e operação simples, quando comparada aos aviões alemães. Projetado a partir do Yak-3, foi talvez o melhor caça construído durante a guerra, sendo que o famoso grupo de Normandie-Niemen, em vez de escolher outro caça para operar, preferiu o Yak, com o qual conquistou as últimas 99 de suas 273 vitórias aéreas.

    A sua única desvantagem era a velocidade em vôo nivelado, sendo mais lento que a maioria de seus adversários diretos. Inicialmente esta era uma desvantagem séria contra uma Luftwaffe treinada e capaz de explorar esta fraqueza completamente, mas com o decorrer da guerra a melhor experiência dos pilotos soviéticos, minimizou e praticamente acabou com esse problema.